Uma tarde de informações importantes. Assim pode ser definida a palestra do urologista Dr. Carlos Alberto, sobre o combate ao Câncer de Próstata.'>
Uma tarde de informações importantes. Assim pode ser definida a palestra do urologista Dr. Carlos Alberto, realizada ontem (20) na Cassind, no auditório do Sindifisco, alusiva ao Novembro Azul, uma campanha sobre a prevenção do Câncer de Próstata. Para começar a palestra, o urologista que também é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, explanou sobre como a saúde do homem, há alguns anos não tinha divulgação na mídia. Ele lembrou que o ano de 2005 foi a primeira vez que existiu uma Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata.
Há muito tempo o homem cuida menos da saúde, do que a mulher. Mas as expectativas é de que essa realidade possa ser revertida.Após definir o que é a próstata, o médico citou alguns cuidados básicos quanto a saúde do homem, um deles é que os homens, a partir dos 40 anos, tenham o seu urologista de confiança e que se consultem regularmente. Antes disso é preciso algumas observações, como histórico familiar, um fator que aumenta os ricos de ter um câncer de próstata. Outra observação importante é como o homem está urinando, já que urinar muitas vezes à noite, por exemplo, pode ser sinal de alguma doença na próstata, pode não ser o câncer, mas algo está errado. “Nessa doença não se pode esperar sentir dor, porque não apresenta sintomas e para descobrir somente com avaliações periódicas.”, explica o urologista.
Quanto ao temido exame de toque, o médico deixou claro que este é apenas um dos exames existentes para detecção do Câncer de Próstata, o importante é estar atento e fazer acompanhamento médico, o profissional da saúde é quem vai encaminhar cada caso.As informações do médico foram pertinentes, muitas dúvidas foram sanadas e o assunto foi tratado de forma natural e explícita.
Os usuários que compareceram saíram satisfeitos, foi o caso do auditor José Carlos Souza, que compareceu pela primeira vez a um evento da Cassind.“Uma palestra muito esclarecedora, uma pena que poucos compareceram, e eu precisava de mais informações sobre o assunto e aqui fiquei satisfeito.”, ratificou.
Idealizada pelo presidente Washington dos Santos Barreto, a palestra atendeu as expectativas quanto ao esclarecimento de informações quanto a saúde do homem. A Cassind faz a sua parte, trazendo profissionais que esclareçam sobre assuntos que interessam ao usuário do plano, cujo objetivo é fazer com que aqueles que comparecem, se tornem multiplicadores da informação, esta que pode sim salvar vidas.