04 de Setembro de 2020

Setembro Amarelo: Cassind alerta para a valorização da vida

Foto -

Em Setembro, a campanha com o intuito de prevenir o suicídio é intensificada mundialmente. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios por ano. Desse total, 96,2% dos casos estavam relacionados à transtornos mentais, como depressão e ansiedade. 

Segundo a psicóloga, Caroline Machado, que presta serviços à Cassind, a campanha é importante para alertar as pessoas que não há problemas ou dificuldades impossíveis. Além disso, as pessoas devem ter um olhar mais atencioso para o outro. “É preciso orientar os familiares e amigos a conversarem com as pessoas, saber do outro, ser mais empático e se colocar no lugar do outro, dentro da família”, explica a psicóloga. 

Se você já teve um pensamento suicida, fique atento. Buscar ajuda é uma saída, seja com alguém em quem confie, ou um psicólogo. “A primeira coisa é parar e pensar antes de agir, se não conseguir tirar isso da cabeça, busque alguém em quem confia”, alerta.

Segundo a psicóloga, a pandemia trouxe o aumento do número de casos de suicídio. O isolamento social prejudicou ainda mais o estado emocional das pessoas, o pânico, o medo de ser infectado pela Covid-19 e a depressão, se tornaram comuns nesse período.  

Mas para isso, a profissional orienta estar conectado com pessoas, ainda que de forma online, buscar conversar e praticar atividade física. 
 

Como pedir ajuda

Em Sergipe, para auxiliar as pessoas que estão passando por dificuldades podem contar com o Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), uma rede de apoio que funciona de segunda a sexta, das 08h às 20h, através do telefone 0800 729 3534. 

Tem ainda, o CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma das principais organizações, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção contra o suicídio, para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. 

Você pode conversar com um voluntário do CVV, ligando para 188 de todo o Brasil, 24 horas e todos os dias de forma gratuita. Se você preferir, pode utilizar o atendimento por chat e email pelo site: https://www.cvv.org.br/ligue-141/