24 de Março de 2020

Campanha de vacinação contra gripe prioriza idosos e profissionais de saúde

A 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já começou e segue até 15 de abril para idosos e trabalhadores da saúde. Eles fazem parte da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou nesta segunda-feira (23). 

 

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas.

 

Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira fase da campanha contempla esse público.

 

Em Sergipe, alguns municípios adotaram alternativas na vacinação dos idosos, para evitar filas e aglomeração de pessoas. Em São Cristõvão, como medida de proteção a esse público, a imunização está sendo realizada a domicílio. Já no município de Itabaiana, a realidade é a vacinação de Drive Thru, foi montada uma tenda, em uma larga avenida da cidade, e as filas formadas são de carros, os profissionais vacinam o grupo prioritário dentro do carro, onde estão os idosos. 

 

Na capital sergipana, é possível ver filas em alguns postos de saúde, mas a orientação é que só ir ao posto, quando não tiver aglomeração de pessoas, aguardem até reduzir a fila e evite ficar prróximo das pessoas. Procure no seu município, como está sendo feita a vacinação, antes de sair de casa.

 

A vacinação é importante, então busque a unidade de saúde mais próxima para se proteger contra a gripe.