"Não sabemos avaliar a saúde quando a temos, lamentamos a sua falta quando a perdemos.”
(Marquês de Maricá)
A data, criada em 07 de Abril de 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), surgiu da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde da população e alertar sobre os principais problemas que podem afetá-la.
Segundo a OMS, ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, mantendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas em harmonia. Pensando em soluções práticas para o dia a dia, Paulo Maurício Chagas Bruno, superintendente clínico do Hospital viValle selecionou algumas dicas importantes, para serem anotadas na agenda e virarem hábitos para uma vida mais saudável:
Atenção com a alimentação
Quando adotamos hábitos alimentares inadequados, colocamos em risco nossos melhores esforços para controlar o peso e fortalecer nosso corpo. O grande segredo é comer um pouco de tudo, o famoso prato colorido. Elimine da dieta o excesso de gorduras e carnes vermelhas e acrescente cereais integrais, legumes e verduras. Beba muita água, sempre.
Pratique exercícios físicos
Procure fazer pelo menos três caminhadas de 30 minutos por semana. Além de ajudar a queimar calorias, a prática de exercícios regularmente acelera o metabolismo dificultando o aumento de peso. Mas antes de estabelecer esta nova rotina, procure seu médico, para certificar-se que tudo está bem e que você não tem nenhuma restrição.
Lembre-se que fumar é prejudicial à saúde
Fique longe deste vício. No Brasil, cerca de 200 mil mortes por ano estão relacionadas ao tabagismo.
ATENÇÃO USUÁRIO! A CASSIND NÃO DEIXARÁ DE COMEMORAR ESSA DATA, NO DIA 15/04, EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA SAÚDE, A CASSIND, ATRAVÉS DO PROSPEC, DISPONIBILIZARÁ ALUMAS ATIVIDADES DE PREVENÇÃO.
AGUARDE A PROGRAMAÇÃO !
Disponível em: http://www.abril.com.br/blog/dieta-nunca-mais/2010/04/