05 de Abril de 2018

Dia Mundial da Saúde foi comemorado com movimento, aprendizado e muita alegria

Foto -

A manhã desta quinta-feira (05) foi de muito aprendizado, animação e movimento para quem compareceu ao evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde, no Espaço Multieventos do Sindifisco. As começaram logo cedo com a medição de pressão arterial e glicemia. Na programação, feita pelo plano de saúde Cassind, a geriatra Juliana Santana, pode conversar com o público presente que é possível prevenir o Alzheimer.

Segundo a geriatra, a doença já é considerada uma epidemia global, um verdadeiro problema de saúde pública. O Alzheimer acontece quando duas proteínas são acumuladas em locais inadequados do cérebro, o que prejudica a cognição, uma parte que ajuda a memorizar.

A médica explicou como prevenir a doença. Uma avaliação neuropsicológica é o primeiro passo para identificar como está a saúde mental, procurar o médico certo, a exemplo do geriatra é outro fator que impossibilita chegar ao nível do Alzheimer, que de esquecer coisas básicas do dia a dia. Além disso, ela sugere que é preciso controlar os fatores de risco, tendo uma vida saudável, com prática de atividades físicas e alimentação saudável. A prevenção também pode ser feita ao exercitar a mente. “É preciso desafiar a mente todos os dias”, explicou.

Já que a indicação da médica é movimentar, após a palestra da geriatra, o público alongou e movimentou o corpo, seguida participaram da Oficina Nutricional com a nutricionista Cinhtia Fontes, abaixo segue a receita.

Ao mesmo tempo em que as atividades aconteciam, alguns aproveitaram para relaxar com uma massagem e teste de audiometria. Quem compareceu, aprovou o evento, que teve animação e muito aprendizado, foi o que revelou Maria Helena Campos. Ela colocou a mão na massa na oficina nutricional e disse que já vai fazer o bolo assim que chegar em casa.

 

Receita do bolo de banana saudável 

Foto -

Ingredientes

1 banana

1 ovo

1 colher de sopa de aveia

1 colher de sobremesa de óleo de coco

1 colher de sobremesa de cacau em pó

1 colher de sobremesa de fermento químico

 

Modo de fazer:

Basta amassar a banana e misturar com todos os ingredientes e levar ao forno por dez minutos ou ao micro-ondas pode dois minutos.